domingo, 4 de setembro de 2016

AULA 2: LÍNGUA FALADA E LÍNGUA ESCRITA

(AULA INCOMPLETA.)

         Professor: Márcio Alessandro de Oliveira.
         Objetivo geral: apresentar as enormes diferenças entre a fala e a escrita.
         Objetivos específicos:
         : identificar características da fala e da escrita;
         : apontar condições e contextos de fala e escrita;
       : listar condições ideais (mas não necessariamente possíveis) de produção de textos escritos altamente monitorados.       

              Escrever nunca é o mesmo que falar. A fala e a escrita são formas de manifestação do pensamento completamente diferentes. Muitas pessoas falam sem preguiça, mas, no momento de escrever, o esforço para que as palavras façam sentido lógico (ou até mesmo ilógico, no caso de um texto surrealista), o esforço intelectual é muito maior. E quem escreve bem, em tese, pensa bem; por isso os exames vestibulares exigem que os estudantes façam prova de Redação. (Em princípio, o universitário é alguém que pensa.) O Enem, obviamente, não é exceção. Mas, afinal, como o estudante pode tirar uma boa nota na prova de Redação (que, como o nome diz, é de Redação, e não de Oratória)?    

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