(AULA INCOMPLETA.)
Professor: Márcio Alessandro de Oliveira.
Pré-requisito: leitura das duas primeiras aulas: Aula inaugural (http://aulasderedacaoparaoenem.blogspot.com.br/2016/09/curso-de-leitura-eproducao-de-texto.html) e Aula 1 (http://aulasderedacaoparaoenem.blogspot.com.br/2016/09/aula-1-linguagens-discurso-lingua.html).
Objetivo geral: apresentar as enormes diferenças entre a fala e a escrita.
Objetivos específicos:
1º: identificar características da fala e da escrita;
2º: apontar condições e contextos de fala e escrita;
3º: listar condições ideais (mas não necessariamente possíveis) de produção de textos escritos altamente monitorados.
Escrever nunca é o mesmo que falar. A fala e a escrita são formas de
manifestação do pensamento completamente diferentes. Muitas pessoas falam sem
preguiça, mas, no momento de escrever, o esforço para que as palavras façam
sentido lógico (ou até mesmo ilógico, no caso de um texto surrealista), o
esforço intelectual é muito maior. E quem escreve bem, em tese, pensa bem; por
isso os exames vestibulares exigem que os estudantes façam prova de Redação.
(Em princípio, o universitário é alguém que pensa.) O Enem, obviamente, não é
exceção. Mas, afinal, como o estudante pode tirar uma boa nota na prova de
Redação (que, como o nome diz, é de Redação, e não de Oratória)?
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