segunda-feira, 5 de setembro de 2016

AULA 7: A IDENTIFICAÇÃO E A INTERPRETAÇÃO DO TEMA NA PROVA DE REDAÇÃO DO ENEM

            Professor: Márcio Alessandro de Oliveira.
            Objetivo geral: conhecer as especificidades do tema da prova de Redação do Enem.
Objetivos específicos:
: apresentar a diferença entre assunto e tema;
: identificar as palavras-chave e os modificadores, os quais direcionam o tema.
: encarar o tema da prova como uma situação-problema;
: reconhecer a diferença entre tema afirmativo e tema interrogativo;
            Pré-requisito: leitura de A Redação no Enem 2013: Guia do participante;
Observação: Será útil a capacidade de reconhecer sintagmas.

A identificação e a interpretação do tema na prova de Redação do Enem

assunto ≠ tema

       O assunto é amplo, o tema é específico, direcionado.  Do assunto violência, extraem-se os temas:

       A continuidade da violência contra a mulher no Brasil.
       Violência no trânsito no Brasil.
       Criminalidade urbana no município do Rio de Janeiro.

       Os substantivos em negrito são as palavras-chave, enquanto os modificadores, como adjetivos e advérbios, alteram tais palavras e lhes dão direcionamento e especificidade.  Os advérbios em questão, é claro, não modificam verbos, pois estes não estão presentes nos enunciados.  Contudo, as locuções adverbiais modificam toda a frase, conforme um dos ensinamentos de Celso Cunha e Lindley Cintra.
O aluno não é obrigado a identificar sintagmas e palavras-chave, as quais são os núcleos, as partes principais dos sintagmas.  Entretanto, esse procedimento é útil por facilitar a memorização, fundamental para quem quer evitar a fuga parcial ou total de tema.  A memória discursiva permite o esquecimento e os deslizamentos ou desvios de sentido, o qual, como diz Eni Orlandi, sempre pode ser outro, embora não possa ser qualquer um.
No Enem, o aluno não direciona o tema.  Quem faz isso é a banca.  Ao aluno cabe interpretar o tema já direcionado para produzir uma tese que a banca identifique claramente no texto, e que a ela, banca, mostre que o aluno interpretou o tema da maneira que ela esperava.
            No Enem, o tema, como em outros exames, é uma situação-problema
         O sentido não pode ser qualquer um.  Numa entrevista de emprego, o efeito que queremos causar é um, num discurso de formatura, o efeito desejado é outro.  A banca do Enem quer que o estudante saiba lidar com problemas de caráter social; da mesma forma, quer que saiba apresentar intervenções, sempre com respeito aos direitos humanos.  Assim como um rapaz pode perder a chance de iniciar um relacionamento durante um encontro noturno por falar só da ex-namorada a noite toda, um vestibulando pode perder uma nota alta por não produzir os efeitos que a banca quer.  Cada situação comunicativa exige um dizer próprio, e com a prova de Redação do Enem não é diferente.

Os temas mais acima são objetivos afirmativos, mas há os interrogativos.
Tema afirmativo: O funcionamento da Lei Seca em grandes cidades brasileiras.

Tema interrogativo: A Lei Seca tem funcionado como deveria?

Fico por aqui.  Até a próxima aula.

Referências bibliográficas:
BIAR, Liana; PINNA, Rafael; RABIN, Bruno.  Pré-vestibular social: redação. v. 1.  4 ed. revista.  Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2014.
CINTRA, Lindley; CUNHA, Celso.  Nova gramática do português contemporâneo.  5ª edição.  Rio de Janeiro: Lexicon, 2008.
FERREIRA, Marina; PELLEGRINI, Tânia.  Redação, palavra e arte.  São Paulo: Atual, 1999.
INEP.  A Redação no Enem 2013: Guia do participante.  Brasília, 2013.
MAGALHÃES, Diógenes.  Redação com base na Linguística (e não na Gramática).  10ª edição.  Rio de Janeiro: Edições Coisa Nossa, 2008.
MONNERAT, Rosane; VIEGAS, Ilana Rebello.  Português I (vol. II).  (Apostila da disciplina do curso de Letras da UFF.)  1ª edição.  Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2012.
MARIANI, Bethania; DIAS, Juciele Pereira; BRANCO, Luiza Castello; LUNKES, Fernanda; TRAJANO, Rapahel de Morais.  Linguística V.  Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2015.

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